A coordenadora do Programa Saúde da Mulher e enfermeira Sandra Helena.
O Ministério da Saúde participa do “Outubro Rosa”, que é uma campanha universal direcionada à prevenção do câncer de mama. Em Itaperuna, município localizado na região Noroeste Fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde realiza durante o mês de outubro ações nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), visando à prevenção do câncer de mama. Além dessas ações, a Secretaria lançou o projeto “A Saúde vai à feira”, através do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
A culminância do projeto será no dia 19 de outubro, na feira livre que acontece na Av. Senador Francisco Sá Tinoco (Beira Rio). Na oportunidade haverá orientações relativas à educação e prevenção em Saúde; consulta clínica; aferição de pressão; requisição de mamografia para mulheres acima de 40 anos, caso haja necessidade; dentre outros serviços.
Na última quinta-feira (03/10), durante entrevista concedida ao jornalista Vanderson Garcia, Programa Jair Bittencourt - Rádio Itaperuna AM, a enfermeira Sandra Helena, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, falou sobre o projeto “A Saúde vai à feira” e explicou como as ações estão acontecendo no município.
– A população feminina, na faixa etária de 40 anos em diante, que nos últimos dois anos não fez nenhum exame de mama ou preventivo, deve procurar uma unidade de Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência, para que seja realizada a referida avaliação - explica a enfermeira.
É importante ressaltar que a assistência à mulher acontece durante todo o ano. Este mês de outubro é mais um reforço, pois o assunto é debatido com mais frequência, principalmente nos veículos de comunicação.
– Essas ações são uma espécie de ‘blitz’, onde nós procuramos os pacientes que não tem periodicidade de consultas, no que diz respeito a preventivos - diz Gesiney Botelho, coordenador do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES).
Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde prima por um modelo de reestrutura do setor, voltado a uma reforma administrativa e assistencial. A atual gestão está preocupada em recuperar as perdas que aconteceram recentemente, dirigindo todos os esforços para que o município tenha um padrão de excelência na área de Saúde.
ALGUMAS CONQUISTAS JÁ FORAM ALCANÇADAS
Aos poucos, a Secretaria de Saúde de Itaperuna começa a mostrar resultados positivos para o município. Algumas conquistas já foram alcançadas, como por exemplo, a aprovação da construção de cinco novas UBS (Unidade Básica de Saúde), além de duas reformas e uma ampliação de unidade. A verba para este projeto já está liberada. Parte dos trabalhos está em fase de elaboração de projetos e processo licitatório, além de algumas questões burocráticas que precisam ser concluídas. A outra parte do projeto está em execução, a pleno vapor, e impressiona àqueles que tiveram a oportunidade de visitar os locais. Trata-se da construção da nova UBS no Bairro Boa Vista (Matadouro, nas imediações da nova ponte), além da reforma que acontece na UBS do Bairro Surubi, local onde funcionou a E. M. Humberto de Campos.
Além disso, os serviços de alta complexidade estão sendo regulados. O município também já conta com três novas ambulâncias, sendo que uma delas, poderá ser transformada em uma UTI móvel. Trabalhos de prevenção e educação em Saúde estão sendo desenvolvidos em unidades escolares, empresas, indústrias, associações de moradores e afins. Recentemente foi lançado o programa “Tudo de Bom - Itaperuna no caminho da segurança alimentar”, que visa estabelecer procedimentos de boas práticas de manipulação no setor de alimentos, bem como informar à população, sobre a qualidade dos alimentos, através de indicadores (selos) de qualidade.
Estes são apenas alguns exemplos que a Secretaria de Saúde de Itaperuna não está medindo esforços para oferecer serviços de qualidade à população itaperunense.
GESTÃO PLENA É TEMA DE ELOGIOS NA CÂMARA
Na última quarta-feira (02/10), durante sessão da Câmara Municipal de Itaperuna, um tema específico arrancou elogios de vereadores. A reconquista da Gestão Plena, por parte da Secretaria Municipal de Saúde, foi algo bastante comemorado.
O vereador Antônio Carlos de Santana, o Xim (PTB), por exemplo, disse o seguinte: “a Gestão Plena foi conquistada em 1998 e recentemente, nós havíamos perdido essa gestão. Isso foi uma perda irreparável para Itaperuna e região. Hoje, podemos bater no peito e agradecer a Deus, por essa reconquista”, afirmou na oportunidade.
Ele explicou que a verba vem diretamente do Ministério da Saúde para o município. “Nós não vamos precisar ficar com o pires na mão pedindo esmolas. A Gestão Plena é um avanço enorme para Itaperuna”, finalizou Xim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário