quinta-feira, 31 de maio de 2012

TROTE SOLIDÁRIO AGORA É GARANTIDO POR LEI NO RIO DE JANEIRO.


Início de ano letivo já estamos acostumados a ver estudantes, recém chegados, em sinais de trânsito e pelas ruas no centro da cidade pedindo dinheiro, sujos de tinta, cabelos raspados e fedendo a água de peixe. 
Esse é o famoso trote aos "calouros" em diversas universidades Brasil a fora, mas, agora é diferente com a Lei 6.252/12.
Todo o calouro fica preocupado pensando como será a primeira semana na universidade. Geralmente, estes primeiros dias são marcados pelos famosos trotes que ajudam os recém-chegados a se entrosarem e a conhecerem os veteranos. 
Muitas vezes, as brincadeiras podem ultrapassar os limites e se tornarem vexatórias para os participantes.
Agora, entretanto, isso deve mudar. A lei 6.252/12, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo (PMDB), prevê que a primeira semana de cada semestre tanto das universidades públicas quanto das privadas seja dedicada a ações solidárias.
- Queremos incentivar o olhar sobre a necessidade do outro, o que preenche lacunas no atendimento aos mais carentes e pode contribuir para a formação dos jovens -, argumenta.
A Universidade Federal Fluminense (UFF), por exemplo, instituiu em 2001 o Projeto Trote Cultural UFF que incentiva a prática de atividades sociais pelos calouros e veteranos. As atividades são propostas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) e realizadas no início de cada período letivo.
Outra instituição que também apoia o trote solidário é o Hemorio por meio do projeto "Universitário Sangue Bom", que começou em 2011. O objetivo é envolver os jovens universitários em uma corrente solidária em prol da doação de sangue. Nas duas primeiras edições - em março e agosto de 2011 -, foram feitas coletas de sangue itinerantes em universidades cariocas, que resultaram em 1.200 bolsas. Os calouros e vetereanos que quiseram mais informações podem acessar o site http://www.universitariosanguebom.com.br/ do projeto.






Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/trote-solidario-agora-garantido-por-lei-no-rio-5079843.html#ixzz1wTd8WWhy




Nenhum comentário:

Postar um comentário